sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CARNAVAL, história e curiosidades!

Mta gente pulou, dançou no carnaval, bebeu bastante, beijou na boca, etc. Mas imagino q muitos não fazem idéia do q siginifica esta data, muito menos o que vem após o carnaval.

Eu confesso q não sabia todos os detalhes, então fui pesquisar e resumi em 3 perguntas q parecem simples, mas não são! Se vc tiver paciência e curiosidade suficiente pra ler, creio q não irá se arrepender!

1ª pergunta: O q o Carnaval representa afinal? O início dos desfiles de escolas de samba?
Difícil essa hein, mas com certeza esta hipótese está descartada! 
Li mtas teorias, como sendo o período de cultos realizados para uma boa colheita na Europa, ou o início das festas do povo tupiniquim para celebrar a chegada da Família Real no Brasil, mas a que mais fez sentido pra mim foi a seguinte.


Após a terça-feira de Carnaval temos a Quarta-Feira de Cinzas (q neste ano caiu no dia 17/02) onde temos o início da Quaresma.
Tá, mas e o q é a Quaresma? Além de representar o fim do Carnaval, esta data simboliza os preparativos para a Páscoa, onde, segundo a tradição católica, devemos nos dedicar por 40 dias para orações, abstinência e a caridade. No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos como por ex., comer carne ou chocolate (a mais utilizada entre as minhas amigas inclusive rs), além disso q vc esta pensando tb. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com aquilo e empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança à provação de Jesus no deserto, em jejum pelo mesmo período.
Dessa forma, como a Igreja, pautando-se nos padrões éticos e morais, não permitia uma série de coisas na Quaresma, como a realização de bacanais e saturnias (festas ao deus Baco e Saturno respectivamente, regadas a mto vinho e orgias), as pessoas passaram a aproveitar o último dia antes do início da Quaresma para fazer tudo a que tinham direito. O carnaval é realizado justamente neste período e remonta as características das festas pagãs.
Lembrando do q rolou em Salvador, Votuporanga, Caldas Novas, Rio de Janeiro....faz sentido, não faz??? rs

Curiosidade - 40 dias!
Se vc reparou, o nº 40 aparece com certa freqüência em passagens bíblicas, até mesmo no nosso dia a dia. Além da Quaresma e dos 40 dias de Jesus no deserto, temos tb os 40 dias de jejum no deserto de Elias e Moisés que os prepararam para o encontro dom Deus, os 40 dias do Dilúvio q purificou a maldade da terra (lembra de Noé?), a quarentena do pós-parto, etc. Li em algum lugar q na Bíblia o nº4 simboliza o universo material, seguido de zeros, significa o tempo de nossa vida na terra. No caso do 40, li tb  que pode representar o tempo de purificação de nossa alma e do nosso organismo.

2ª pergunta: Como sabemos que dia cai o Carnaval, já q trata-se de uma festa com “data móvel”?
Assim como a Páscoa, a data do Carnaval também é móvel. O q muitos não sabem é a data de Carnaval é determinada a partir da Páscoa, onde o domingo de Carnaval cai exatamente 7 domingos antes da Páscoa. Pelo q eu entendi, de acordo com costumes judaicos, ficou determinado que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera que no Hemisfério Sul seria a primeira lua cheia do Outono. Desta forma o dia da Páscoa sempre acontece entre o dia 25 de março e 25 de Abril de qualquer ano. Neste ano o Domingo de Páscoa será no dia 04 de Abril. 
Voltando ao domingo de Carnaval, já q a Quaresma começa na quarta-feira seguinte (17/02), o Carnaval fica com a terça (16/02).

3ª Pergunta: Peguei o calendário e fiz as contas! Quaresma não são 40 dias??? Eu tô contando 47, 43....menos 40! Q jumentice eu tô fazendo?
Booooa pergunta pequeno curumim! Pelo q eu percebi existe uma gde divergência de informações de como é contado realmente. Iniciando a contagem no domingo de Carnaval, chegaríamos a 47 dias corridos na Quinta-Feira Santa (1º de Abril), dia este que representa o fim da Quaresma. De acordo com o Cristianismo a Quaresma dura 47 dias corridos já que os domingos não são contados por já ser um dia q deveria ser dedicado a adoração. Lembra? 7 domingos de diferença? 47 dias – 7 domingos = Cá estamos com os 40 dias! Após este período teríamos o início do Tríduo Pascal (Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal) período este em que Jesus foi crucificado e ressuscitou, aí sim, no Domingo de Páscoa, tb conhecido como Domingo da Ressurreição.
Mas pelo q eu entendi a Quaresma tem-se início na Quarta Feira de Cinzas (17/02) o q nos dá 43 dias até a Quinta-Feira Santa, aí já não bate! Considerando o Domingo de Páscoa (04/04), aí sim são 47 dias, menos os domingos, 40 dias!
Pouquinho complicado né? 

Eeeita, esse post ficou grande, hein? Mas achei bem bacana, aprendi mta coisa q não sabia.
Se vc estava sóbrio (a) o bastante pra ler, agora sabe o q td isso significa. Não q vá fazer diferença p o seu próximo Carnaval, mas ta valendo...

Tá então?
Então ta!
PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário