terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

FUBÁ!

Terça de carnaval, um calor de matar...e nada pra tomar um café no fim da tarde!
Aproveitando q a quarta feira é de trabalho, pelo menos em meio período, resolvi fazer um bolinho pro café da manhã tb.
Vamos lá então...bolo de q? Pô, não tinha nada em casa...chocolate em pó, cenoura, nada q desse pra fazer um bolo decente!
Nessa eu pensei, pra que tanta frescura se o melhor bolo q existe é o mais simples de todos?
Então bora fazer um bolo de fubá! Essa receita peguei com um casal de amigos meus de Indaiatuba, Kelly e Adamo. Bora lá!

Ingredientes:
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de açucar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite 
- 1/2 xícara de óleo
- 1 ovo inteiro (qdo digo inteiro é gema e clara, mané! não vai me colocar a casca tb!)
- 1 colher de sopa de fermento em pó


A coisa é fácil, fácil o bastante pra alguém como eu fazer! 
É só ir misturando tudo numa tigela e bater! Fácil não? No meu caso bati num daqueles mixers pequenos mesmo. Uma coisa q mamãe me ensinou...deixe o fermento pra misturar no fim. Coloque-o-o na tigela passando por uma peneirinha fina e só misture. Ah cabeção....antes de começar a separar os ingredientes já acenda o forno e unte a forma. Como eu usei uma forma retangular grande, acabei dobrando tudo! 


Coloque na forma, deixar descansar por uns 5 minutos (afinal...depois da massa apanhar tanto ela merece um descanso vai) e coloque no forno já beeem quente! Como é o beeem quente? Tente abrir o forno sem luva, pano de prato, toalha, etc. Não conseguiu ou pelo menos deu uma tostadinha no dedo? Ok, esta beeem quente! Manda brasa.
No meu forno maluco, deixei por uns 30 minutos. O ideal mesmo é usar aquele aparelho...o olhômetro, conhecem? Qdo o bolo estiver douradão, cheio, bonito...pode tirar!

 

Pronto, mamãe disse q ficou divino!!! E não é pq é minha mãe não...realmente ficou mto bom!

Tá então?
Então tá!
PMN
 

Um comentário:

  1. Paulooooooo... pelamor!!! vc ta querendo judiar de mim, ne? aqui nao tem fuba!!! e eu amooooo bolo de fuba!

    ResponderExcluir